Chez Lá Fora

Aprender comendo: este é o objetivo da Masterclass da Summum, em Madrid



Domingo, hora do almoço. O verão madrilenho não perdoa e o termômetro marca 37 graus. Com o cupom para uma Masterclass/Degustação de 10 pratos (comprado no Groupon por 39 euros) na mão nos dirigimos a um local bem afastado do centro de Madri. Damos voltas e voltas e não encontramos o lugar. Perguntamos e ninguém conhece. Já meio sem esperanças, estacionamos o carro em frente ao numero mencionado no cupom. Nenhuma placa, nenhum sinal da existência de um restaurante naquele edifício de lofts. Nos aproximamos do interfone e ali estava a única indicação de que havíamos chegado: Summum - Gastroespacio. Segundo 3, Loft 17.
 
Encontrar o espaço é parte do ritual
 
Cone com espuma de queijo parmesãoUma mesa com os temperos devidamente separados é o primeiro que se vê ao entrar no locaTorrada de carpaccio de langostinos, Chips de verduras e Bala de morcillal. Em outra mesa gigante compartilhada 20 comensais esperam o início do espetáculo. O chef apresenta os 10 pratos da degustação e, entre aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas, a recomendação é que nos preparemos para passar 3 horas comendo. Sim, 3 horas!
 
Para quem gosta de gastronomia esta proposta é, literalmente, um prato cheio. O chef incita os convidados a colocarem a mão na massa, participar do processo, perguntar, cheirar os ingredientes. No começo todo mundo ainda está um pouco retraído, a mesa compartilhada pode intimidar e obriga as conversas a serem dois tons mais baixo que o normal. Mas, nada que um bom vinho não resolva (e a carta da casa é bem cuidada)e no final já estamos conversando entre todos e trocando impressões sobre os pratos, o modo de preparo, a vida. Muita gente levanta e vai lá do lado do chefe aprender as receitas passo a passo, mas quem quiser ficar quietinho no seu lugar comendo e bebendo pode acompanhar tudo pela televisão que está em cima da mesa da cozinha.
 
Gemas confitadas com champignos e espuma de batata com azeite de trufaLombo de atum com caviar de verduras
 
No menu do dia, Chips de verduras, Bala de morcilla, Torrada com carpaccio de langostino e Cone de espuma de queijo parmesão como aperitivos. De entrada, Salada com tartar de marisco e camarão defumado com alecrim e Gemas confitadas com champignon e espuma de batata com azeite de trufa. O prato principal e estrela da casa é o Lombo de atum com caviar de verduras e o Magret de pato defumado ao vinho tinto com batatas confitadas completam a ronda de pratos salgados.
 
Lembre-se de deixar um espaço no estômago para a sobremesa; o Mojito com frutas vermelhas e sorvete de hortelã e a Árvore de outono feita com chocolate meio amargo, com musgo de hortelã e folhas de menta sobre base de iogurte de manga são imperdíveis.
 

 
O preço é um pouco salgado, mas a experiência vale a pena. Para mais informações, acesse: www.summumm-gastroespacio.com.