Chez Lá Fora

Quem não tem carne come Torrija



Doce típico da Semana Santa ganha homenagem na capital espanhola

Acostumada ao papel de coadjuvante, a Torrija ganhou status de protagonista em Madri. Até o dia 30 de abril, 26 pastelerías (docerias) artesanais da capital vão oferecer suas versões exclusivas desta receita. A proposta é uma iniciativa da Associação Qué Rico España (que organiza jornadas gastronômicas) e a Asociación Empresarial de Pastelería Artesana de la Comunidad de Madrid para promover através da I Ruta de la Torrija de Madrid o doce mais representativo da Semana Santa.

O prato é parecido com a Rabanada mas é feito com um pão especial para Torrija, que tem a borda mais fina e a massa mais absorvente, perfeito pare ser banhado no leite ou vinho e logo mergulhado no ovo e frito em azeite de oliva. O toque final fica por conta da aromatização com almíbar, canela, mel ou até mesmo chocolate em calda.
 
Torrija do El Riojano

A receita é antiga; há 2000 anos os romanos já escreviam sobre como preparar uma espécie de Torrija feita com bolachas de trigo, banhadas em leite, tostadas em azeite e servidas com mel. No século XV, na Espanha, era considerado um alimento ideal para a recuperação pós-parto, já que alguns dos seus ingredientes (como o ovo e mel) são ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos. Para os que seguem a tradição católica e passam a Quaresma sem comer carne, a Torrija é um prato cheio; é contundente, sacia a fome e engana o estômago. Por isso, este doce é tão popular nesta época. Não é o mesmo que comer um "chuletón", mas os que se propõe a seguir a tradição à risca contam com um apoio bem saboroso.

Gostou da história? Ficou com vontade de provar? Preparamos um roteiro dos locais com as melhores proposta da cidade para experimentar esta delícia.

Edelweiss: Torrija de leite com cardamomo
Calle Galileo, 93. Tel.: 91 534 7204
www.pasteleriaenarguelles.com

El Riojano: Torrija de leite e vinho
Calle Mayor, 10. Tel.: 91 366 4482
www.confiteriaelriojano.com

Lorena: Torrija de leite, açucar e canela e xarope de mel
Calle Conde de Peñalver, 78. Tel.: 91 402 0917
www.pastelerialorena.com

Pasteleria Diadema: Torrija tradicional com mel de arce e torrija de pao de espelta
Calle Espírito Santo, 6. Tel.: 91 531 4878
Não tem site

Pasteleria La Higuera
: Torrija de leite, de açúcar e canela
Calle Argumosa, 10. Tel.: 91 528 5772
Não tem site
 
Pasteleria Lorena     Pasteleria Diadema