Chez Lá Fora

Dos campos andaluzes para o mundo



O gazpacho, prato feito à base de tomate, pimentão e pepino, é a melhor aposta para vencer o caloroso verão espanhol
 
Se você é do tipo que torce o nariz quando ouve falar em sopa fria, talvez mude de opinião ao se deparar com um belo gazpacho. Especialmente, se estiver em Sevilha sob um sol de 40º ou em Madri, em qualquer dia de verão.
 
O gazpacho tem sua raíz fincada nas cozinhas dos trabalhadores do campo da Andaluzia, que encontraram neste prato um alimento nutritivo, refrescante e hidratante, ideal para as condições climáticas extremas que enfrentavam. O fato da região ser uma grande produtora de azeite e hortaliças como tomate, pimentão e pepino, também foi um dos principais motivos pelos quais esta receita se popularizou primeiro no Sul do país, antes de se espalhar por toda a Espanha.
 
Em Madri é possível encontrar esta iguaria na maioria dos restaurantes da cidade, inclusive nos que servem Menu (refeições completas que variam entre 10 € e 20 €), como opção de Entrada. Entretanto, nem todos os lugares tem o mesmo carinho e cuidado na hora de preparar este prato. O gazpacho pode até parecer simples, mas a essência do sabor reside na seleção e no frescor da matéria prima. Por isso, preparamos uma seleção de locais para degustar esta delícia na capital espanhola.
Ah, para quem exagerou no vinho, nas cañas, na sangria ou no vermut, fica a dica: o gazpacho é altamente recomendável para curar ressaca, graças às suas propriedades hidratantes.
 
O gazpacho é feito à base de tomate, pimentao e pepino
 
Taberna Sanlúcar: Localizada no boêmio bairro La Latina, a Sanlúcar serve o gazpacho tradicional feito com tomate, pepino, pimentos verdes, água, sal, azeite e migalhas de pão. Se estiver por Madri em um domingo, desça na estação de Metrô La Latina, dê um passeio pelo Rastro (mercado ao ar livre de objetos de segunda mão, antiguidades, roupas, arte, utensílios domésticos, etc), almoce na Taberna Sanlúcar e termine o dia fazendo um tour pelos bares da região.
Calle San Isidro Labrador, 14. Tel.: 91 354 0002.
www.latabernasanlucar.com

La Alegria: O local tem decoração simples mas com muitos recursos visuais para entreter o olhar dos clientes, como as diversas patas de jamón que ficam expostas em cima do balcão. Recomenda-se pedir um gazpacho de entrada e complementar a refeição com um prato de Arroz com bogavante e carabineros, outra especialidade da casa.
Calle Santa Lucrecia, 7. Tel.: 91 560 2336.
www.restaurantelaalegria.com
 
La Cabra: O cardápio do chef Javier Aranda merece atenção pelas suas criações caprichadas, de bom gosto e a preço acessível. O destaque é o gapzacho verde, que ganha essa tonalidade porque é preparado com um tomate especial (uma mistura de Raf e Kumato) de cor escura. O restaurante ainda conta com uma Biblioteca nada convencional, que funciona como uma área para drinks, cafés e reuniões, além da Bodega, onde organizam catas e outros eventos.
Calle Francisco de Rojas, 2. Tel.: 91 445 7750.
www.restaurantelacabra.com

Gazpacho de morango com arenque, do Viridiana
 
Viridiana: A proposta mais interessante aqui é arriscar e provar o atrevido gazpacho de morango com arenque do báltico preparado por Abraham Garcia, um dos cozinheiros mais imaginativos da Espanha. Depois de pedir a entrada, abra o cardápio e aposte na intuição; a mistura de sabores, tradições e técnicas do chef vai te levar da Espanha ao México, da Índia ao Japão. Esta viagem gastronômica te deixará boas lembranças.
Calle Juan de Mena, 14. Tel.: 91 531 1039.
www.restauranteviridiana.com
 
Pronto para levar, da Gazpacheria Andaluza
Gazpacheria Andaluza: O tempo está perfeito para um piquenique no Retiro? Então, passe por este local e leve para o parque um dos gazpachos preparados disponíveis em máquinas dispensadoras. Ao contrário do que pode parecer, eles oferecem um produto fresquíssimo e, há até quem diga, que é tão bom quanto o da sua mãe. E esse é o melhor elogio que se pode fazer a qualquer prato. Disponível em 4 formatos: 375 ml, 500 ml, 1 L e 1,5 L.
Calle Ferraz, 34. Tel.: 68 501 8271.
www.gazpacheria.com