Chez Lá Fora

Batatas, ovos e cebola: a simplicidade da boa mesa



 Da receita tradicional à mais atrevida, a tortilla de patatas ainda é preferência nacional
 
A Espanha tem uma variedade gastronômica incrível, que varia muito de região para região. Entretanto, há um prato com o qual você pode se deparar em bares e restaurantes de norte a sul do país: a tortilla de patatas. O surgimento desta iguaria é controverso. A primeira referência histórica aparece nas Crônicas das Índias, datada de 1519, entretanto com o transcorrer dos anos deixou de ser uma mistura barata para sobreviver nos períodos de crise e se converteu na queridinha dos espanhóis. E, como não, dos turistas.
 
Ainda que a receita pareça simples, não se enganem: fazer uma boa tortilla não á para qualquer um. De repente, um bar te surpreende e, apenas por pedir uma cerveja, podem te servir uma tortilla de lamber os beiços. Mas, se não for o caso, anotem as dicas de alguns lugares para provar esta delícia em Madri. Ah, se você tem uma avó ou mãe espanhola (ou vai passar uns dias na casa de alguma) nunca diga que comeu uma tortilla melhor que a dela, afinal, elas sempre serão as guardiãs da melhor receita do mundo!
 
Tortilla Flash Flash
 
 
Flash Flash Tortilleria: Mais de 50 variedades de tortilla, cujo diferencial são os sabores ousados. A terraza (área aberta) é o hit do verão (e do inverno também, graças aos aquecedores) e a melhor pedida é a tortilla com pimentão, pesto de tomate, berinjela e abobrinha. Atreva-se também com a de frango com molho bechamel. A tortilla doce, com sorvete de baunilha e chocolate fundido é altamente recomendável para fechar com chave de ouro. 
 
Calle Núñez de Balboa, 75. 
Tel.: 91.781.63.45. 
www.flashflashmadrid.com
 
La Cocina de Senén: O chef Senén González exibe orgulhoso em seu espaço no Mercado de San Miguel o título que ganhou em 2010, no XII Campeonato de España; o de melhor tortilla do país. O que torna sua receita tão especial? O perfeito equilíbrio entre o tradicional com um toque de originalidade, além dos ingredientes cuidadosamente selecionados, como ovos ecológicos, batatas Monalisa de Álava, azeite de oliva e cebola caramelizada. 


 
Plaza de San Miguel, s/n. 
www.mercadodesanmiguel.es
 
La Cocina de Senén
 
 
Cervecería La Ardosa: Dizem que por ali já passaram figuras tão diversas como Frank Sinatra ou Ferran Adrià (os quadros na parede entregam), atraídos pelo ambiente “castizo” e pela saborosa tortilla clássica da casa. Aparentemente simples, é tida por especialistas como o prato modelo: nem muito grossa, nem muito fina, nem muito líquida, nem seca demais. O segredo? Os ovos bem batidos para que ela fique no ponto. Recomenda-se consumir, preferivelmente, acompanhada do delicioso vermute da casa.
 
Calle de Colón, 13, 28004 Madrid
Tel.: 915 21 49 79. 
www.laardosa.com