Chez Lá Fora

Gel-Tat - a comida da casa turca



Izmir é uma cidade que fica do lado asiático da Turquia, e como beira mar, é portuária. De grande importância em exportações, faculdades e centros de pesquisa e região agrícola favorável é a terceira maior cidade do país. Recebe muitos turistas devido as riquezas históricas e naturais das cidades próximas como Selçuk (onde fica o famoso sítio arqueológico da antiga cidade do império grego Ephesus), Denizli e Pérgamo.
 
Na cidade, um pouco afastado do centro, fica um pequenino restaurante familiar da dona Serpeli, que oferece uma comida típica muito saborosa. O nome da casa “Gel – Tat” em turco quer dizer “que venha o sabor”. O restaurante foi fundado pelo pai de Serpeli fugitivo da guerra, com muita força de vontade e persistência abriu a sua mercearia. Após a sua morte, sua família estava aborrecida e não sabia ao certo o que fazer com a mercearia. Com o apoio dos amigos tiveram a idéia de transformá-lo em um restaurante como se fosse uma cozinha de casa. A simpática e encantadora dona, junto com os amigos e familiares tomam contam do Gel-tat. Trata todos como se fossem filhos e sempre atenciosa se preocupa com  a satisfação e apreço pela comida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Lá podemos nos deliciar com o que há de melhor nas mesas das casas turcas com os toques da Serpeli. Ela e seus ajudantes passam a noite anterior e a manhã do dia produzindo com carinho o que vão servir. Nas mesinhas do lado de fora o ritual da refeição turca toma vez, primeiro a sopa, na foto de lentilha vermelha; depois a salada mista, e um variedade de pratos de encher a mesa toda com kebaps, koftas (almondegas), trigo cozido, iogurte com espinafre, pasta de berinjela, batatas, berinjelas e pimentões recheados, charutinhos de folha de uva, legumes e por ai vai; após é claro a sobremesa e por fim chá e café. Não precisa se preocupar com o valor o menu completo sai bem barato. Para saber mais www.geltatberlin.com.