Chez Cultura

TV E LITERATURA
Por: Filipe Leite

Reality Show Gastronômico




De uns anos para cá a televisão foi praticamente tomada por reality shows. E não poderia ser diferente no mundo dos programas gastronômicos.
Até pouco tempo atrás dois formatos dominavam os programas de cozinha. O tradicional de receitas, onde o apresentador demonstrava receitas e dava dicas de seu preparo. E os programas de viagem, com o foco em restaurantes e destinos gastronômicos.
Agora os reality shows gastronômicos estão em alta, atingindo públicos diferentes que se interessam por comida, tanto na Tv aberta e principalmente, nos canais fechados. 
Desde pessoas que só assistem por entretenimento até profissionais da área podem encontrar programas de seu interesse.
Alguns formatos em comum, podem ser encontrados produzidos em diferentes partes do mundo, com aspectos gerais e nível gastronômico variados.
O formato mais famoso teve seu auge com o intempestivo chef britânico Gordon Ramsay, no Hells Kitchen. No programa, diversos aspirantes a chef competiam, executando receitas do chef para convidados, simulando um restaurante. A grande atração, apesar disso, sempre foi o carrancudo Gordom, que esbravejava, xingava e jogava pratos pela cozinha.
Seguindo a linha de competição, um programa a se destacar é o Master Chef. Com edições americanas, inglesas e peruanas passando no Brasil. Esse sim com foco total na comida, tendo até edições onde grandes chefs eram os competidores. Uma curiosidade é a existência do Junior Master Chef, produzido na Austrália, onde os competidores tem em média 12 anos. Apesar de dúvidar um pouco da veracidade do programa é uma boa diversão.
Outro nicho nesse mercado de programas são os de "salvamento". Neles restaurantes mal administrados, mal cuidados e sempre a beira da falência recebem ajuda do apresentador (em geral um chef) parar reerguer o negócio. Normalmente ocorre uma troca de equipe, ajuste do cardápio, reformas etc. E principalmente um treinamento aos donos, que em geral são os grandes culpados pelo fracasso de seus estabelecimentos. Destaco o "Inspetor de Restaurantes", comandado pelo Manager do prestigiado The Ivy em Londres, Fernando Peire. Exibido na BBC HD do Brasil.
Vale a pena citar que o Brasil também realiza programas desse tipo. Como o "Cozinheiros em Ação" comandado por Olivier Anquier. É o primeiro reality show gastronômico produzido pelo canal GNT. Apesar de ter suas qualidades, acho que o programa peca pelo baixo nível dos competidores e por destacar conflitos pessoais dos mesmos, o que tira o foco do principal, a comida.
Para os amantes da cozinha e reality shows não faltam opções em cartaz nas televisões brasileiras, sugiro uma olhada no canal BBC HD, com ótimos e bem produzidos programas.