Chez Cultura

TV E LITERATURA
Por: Filipe Leite

Sorvetes brasileiros




Apesar de muito aquecido, o mercado editorial gastronômico brasileiro ainda carece de livros de diversos assuntos específicos. Ainda é comum, tanto profissionais da área como admiradores terem que recorrer a livros importados em determinados assuntos.
 
O livro Sorbets e Sorvetes: uma festa de frutas brasileiras, de Rita de Medeiros (Ed. Terceiro Nome) vem preencher duas dessas lacunas.
 
A primeira parte do livro aborda informações técnicas e históricas do sorvete, de maneira bem direta e pessoal. Aos poucos a autora vai contando como se envolveu com o assunto e como isso foi culminar na criação de sua sorveteria em Brasília, a Sorbê. 
 
Sorveteria essa que tem características muito especiais. Primeiro por ser artesanal. 
 
Tanto nos equipamentos utilizados como na filosofia, de aproximar o produtor do sorvete com seu produto. Segundo por usar como matéria prima principal frutas brasileiras, grande parte delas desconhecidas da população geral.
 
E é esse o tema da segunda parte do livro: A grande diversidade das frutas brasileiras. E como utilizar elas em receitas de sorvetes e sorbets.  A ideia não é passar receitas exatas de preparações de todas as frutas, mas sim ensinar receitas básicas e estimular o leitor a conhecer a matéria prima e fazer o uso delas de maneira inteligente, quase intuitiva depois de certa experiência.
 
Uma obra rica em imagens. Com lindas fotos que apresentam ao leitor tanto os sorvetes como as frutas, que por muitos podem ser consideradas exóticas.
 
Leitura que acrescentará muito a todos, muito recomendada.