Chez Cultura

TV E LITERATURA
Por: Filipe Leite

Nobu




A cozinha japonesa é sem dúvida, uma das mais respeitadas e difundidas pelo mundo. Hoje em dia, são raros os lugares que não possuem restaurantes ou representantes dela. Grandes cidades, que receberam muitos imigrantes, exibem sempre “bairros orientais” e neles, os japoneses tem muito destaque.
Por ter uma cultura gastronômica milenar e com muitos detalhes, dominar a cozinha japonesa, ou parte dela, é tarefa difícil e requer longo investimento de tempo e vontade. 
Nos anos 80 e 90 com o “boom” da cozinha japonesa, vários chefs dessa cultura passaram a se destacar e se tornarão espécies de embaixadores pelo mundo.
Nesse ponto o Chef Nobuyuki Matsuhisa, o famoso Nobu, pode ser considerado o maior representante em nível global. Com mais de 20 restaurantes, espalhados em capitas de 3 continentes.
Seu começo na área foi em Tokyo, onde ficou mais de 7 anos no mesmo restaurante, treinando e se aperfeiçoando. O passo seguinte foi comandar uma casa no Peru, um grande desafio na época, uma vez que o país ainda não tinha o prestígio que tem hoje no cenário gastronômico mundial. 
E foi lá, muito por falta de ingredientes típicos do japão, que Nobu começou a desenvolver o seu estilo de cozinha, mesclando técnicas e receitas japonesas a ingredientes sul americanos e posteriormente europeus.
Seu primeiro restaurante de destaque foi em Los Angeles, 15 anos após sua saída do Japão. O sucesso foi meteórico. E não levou muito tempo para Nobu se associar a Robert de Niro, dentre outros investidores e começar um império de restaurantes, que teve inicio em Nova Iorque.
Nobu tem 4 livros publicados, o primeiro de 2001. Todos muito especiais, muito bem editados, bonitos mesmo. Na época do lançamento eram livros fetiches, que todos queriam. Difíceis de encontrar no Brasil. Hoje alguns títulos já têm versão brasileira. E são encontrados em boas livrarias.
Seus livros foram muito importantes, para cozinheiros e o público geral, conhecerem e se habituarem a um novo estilo da cozinha japonesa. Chamado por muitos de Nobu Style. Por adicionar muitas influencias a clássicos nipônicos. 
Hoje muitas receitas dele são replicadas em muitos restaurantes, muito pela acessibilidade delas nos livros.