Chez Cultura

SUSTENTABILIDADE
Por: Aline Navarro

INSALATA + SELO RESTAURANTE SUSTENTÁVEL




A sustentabilidade é realmente real preocupação do Insalata – restaurante instalado nos Jardins há quase vinte anos.
Todo o lixo não orgânico (metal, vidro, plástico e papel) é separado e enviado diariamente por um funcionário, em veículo próprio, para um ponto de coleta do Pão de Açúcar. Esta atitude representa uma média de doze sacos de 100 litros por dia a menos nos aterros sanitários da cidade de São Paulo. Fazendo as contas, somente com essa nobre ação adotada pelo restaurante, impediu-se o despejo nos aterros já saturados de São Paulo, de 32 toneladas de lixo nos últimos dois anos.
O óleo utilizado no Insalata é recolhido e enviado a uma ONG parceira para ser reciclado e transformado em sabão biodegradável – ação que preserva milhares de litros de água da contaminação, caso fosse jogado ralo abaixo, e ainda melhora a vida de muita gente que trabalha nesse processo de transformação do óleo em sabão.
O Insalata é hoje, o mais novo amigo do selo Restaurante Sustentável, desenvolvido pela consultoria Oficina Ambiental em parceria com o Chez Croque. A partir de agora, o restaurante se compromete a seguir algumas novas ações sugeridas pela consultoria, que são divididas em 8 grupos distintos e interligados, como também, a manter as ações que já vinha fazendo. 
Parabéns, e vida longa ao restaurante amigo do planeta!