Chez Cultura

SUSTENTABILIDADE
Por: Aline Navarro

FEIRA DOS ORGÂNICOS DO PARQUE DA ÁGUA BRANCA




 Presente no parque da Água Branca em São Paulo há mais de 20 anos, a Feira do Produtor Orgânico da AAO (Associação de Agricultura Orgânica) é um daqueles passeios agradáveis para se fazer assim que o dia amanhece. O parque é uma jóia, com paisagem e clima de interior, suas construções e os vitrais do portal de entrada, da época que ainda abrigava um centro de pesquisas agropecuárias - que funcionou até 1911- antes de se tornar um parque, são atrativos à parte. A caminhada entre a vegetação local se faz entre bambuzal, palmeiras e figueiras imponentes.
 Tamanha importância desse bem à cidade, o parque é tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e também pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP.
 
A feira dos orgânicos acontece às terças, sábados e domingos das 07hs às 12hs. Ainda dá para saborear por lá um café-da-manhã sob as árvores 100% orgânico.
 
A Associação de Agricultura Orgânica também organiza vários cursos relacionados à cultura orgânica, com assuntos bem interessantes para quem se identifica com o movimento. Para saber mais: www.aao.org.br