Chez Cultura

TV E LITERATURA
Por: Filipe Leite

Sem reservas




A televisão sempre esteve cheia de programas de turismo e viagens. É possível conhecer o mundo todo sem sair de casa.
 
Ultimamente outro segmento vem ganhando força, os programas de cozinha, com chefs famosos como apresentadores. Ao contrário do que se pode pensar, nem só de receitas e pratos vivem esses programas.
 
Anthony Bourdain, chef nova-iorquino, famoso pelo seu jeito não ortodoxo de mostrar o universo gastronômico, parece ter conseguido juntar a fórmula dos dois estilos de programas em um só. Sem Reservas (No Reservations) é um programa de cozinha e viagem. Em cada episódio, o carismático chef visita algum canto do planeta, com o intuito de mostrar os hábitos e a cultura gastronômica do lugar.
 
Sem manter uma estrutura fixa, o roteiro do programa surpreende a cada edição. A arte é supercaprichada e criativa, variando também de acordo com o tema do programa.
A narração é feita pelo próprio Anthony e é um grande destaque da atração. Superfluída e bem humorada, prende a atenção do espectador do inicio ao fim. De fato, tudo gira em torno de Bourdain e sua grande habilidade de se tornar quase íntimo de pessoas que às vezes nem sua língua falam. 
 
Quem se tornou fã do chef pelo seu polêmico livro “Cozinha confidencial”, onde conta sua conturbada vida nos bastidores dos restaurantes por onde passou, vai adorar o programa. Nele ainda é possível reconhecer os traços da personalidade juvenil punk-rock do chef, acalmados pelos anos de sucesso e a recente paternidade.
 
Outro grande destaque é a pré-produção do programa. Anthony normalmente é acompanhado de um guia local, super bem escolhido, que vira personagem do “show” e o leva para lugares inusitados, sempre com grande laço com a cultura local.
 
O programa é um grande sucesso. Já está na sexta temporada. E venceu muitos prêmios, inclusive o Emmy Awards.
Assisti muitos episódios. Lembro de vários que foram incríveis, entre eles o que se passa no Brasil. Tem passagens pelo Mercadão de São Paulo e suas guloseimas e uma feijoada incrível na casa de uma família, onde Anthony termina cochilando entre a dona da casa e suas filhas após tanto comer.
 
 
O programa vai ao ar no canal Discovery Travel e Living, disponível em quase todas as TVs a cabo.
Mais informações no site do programa
 
Em outro post falarei sobre os livros do Anthony...