Chez Cultura

TEATRO
Por: Dionísio A.

ÉDIPO




 
 
- Coloca R$ 20,00.

- O sistema caiu.
 
Depois de esperar por 30 minutos numa fila para carregar o cartão que facilita a locomoção no transporte público num trânsito privado de liberdade, irei estrear meu novo “bilhete único”. Com muita paciência e tempo curto, aguardo mais 30 minutos dentro de um túnel num ônibus completamente lotado para conseguir chegar ao meu objetivo.
 
Consigo reencontrar as calçadas da Avenida Paulista e adentrar a Livraria Cultura, onde teria que esperar por 30 minutos para o início do espetáculo. Enquanto isso, caminho pelos labirintos de livros e entretenimento. Para minha surpresa encontro o livro de um conhecido nos destaques da loja, acabo investindo por curiosidade no mesmo, “A Ilusão da Alma – Biografia de uma Ideia Fixa”.
 
Percebo a movimentação no andar superior, e subo as escadas para o início da peça “Édipo” dirigido por Elias Andreato .  A tragédia grega narra a história de um rei, Édipo, que, sem saber, matou o próprio pai e casou com a mãe, Jocasta. Quando soube que tinha cometido essas atrocidades, Édipo fura os próprios olhos e sua mãe comete suicídio. O diretor opta pelo simples, ou melhor, pelo surpreendente que é contar a história forte por atores comprometidos com a palavra, sem focar no cenário ou figurino que não estão no palco, mas que estão presentes em cada cena concebida.
 
O ritmo da peça é tocado por três acordeons afinados com os atores. Eucir de Souza, que faz Édipo, coloca o público em cena, tornando a platéia parte do espetáculo.  Um jogo de teatro essencial para se concentrar nos atores.
 
Satisfeito e com fome, saio do teatro a procura de uma surpresa para me satisfazer novamente. Encontro numa rua escura e quase sem saída, o Brasil a Gosto, um restaurante charmoso e totalmente brasileiro, da música ao requinte do cardápio. Peço minha carne preferida, “Fraldinha de Panela com Baião de Dois”, é a primeira vez que a carne derrete na minha boca sem ter que mastigar. Incrível!
 
Com muita satisfação, retorno as calçadas ao som de Rubi, esse é brasileiro.
 
 
 
Serviço
Local: Teatro Eva Herz
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Livraria Cultura - Conjunto Nacional – São Paulo
Data: Terças às 21h até 21 de junho
Preço: R$ 40
Tel: (11) 3170-4059 (11) 3170-4059