Onde estou? HOME | CHEZ CONVIDA

Convida

Francisco José Cepeda




Há décadas a Família Symington Family Estates é celebrada em várias regiões do planeta em função da qualidade de seus vinhos. Conte-nos um pouco sobre esta história.  

A história da família Symington confunde-se com a tradição vinícola do Douro. Produzimos vinho do porto desde de 1882. Somos das primeiras empresas a investir em vinhedos próprios e temos grande tradição no mercado mais exigente que é o da Inglaterra. Hoje somos o principal produtor de vinhos do Porto de categorias especiais, detendo as marcas Graham’s, Dow’s, Warre’s, Cockburn’s Smith Woodhouse, Quinta do Vesuvio, Martinez, Gould Campbell e Quarles Harris. Somos hoje o único grupo familiar a produzir vinho do Porto. Desde a década de 90 fizemos um investimento para a produção de vinhos DOC Douro, hoje temos as marcas Altano, Prats & Symington e Quinta do Vesuvio.

 

Poderíamos afirmar que a tradição da Família Symington se confunde com a tradição dos vinhos produzidos na Região  do Vale do Douro?

Sim, devido à grande influência que tem na produção de vinhos e também na economia local da região do Douro. Hoje sendo ainda uma empresa familiar mantemos muitas tradições dos nossos antepassados isso é muito importante para o desenvolvimento de uma região vinícola de uma forma sustentada.

 

Por que a Região é tão eficiente para a produção de vinhos com esta qualidade?

Muito importante o clima pois temos pouca chuva e tempo seco. A produção muito baixa só de 1kg por vinha (em média). No Chile conseguem 6x mais por exemplo. O solo também é muito rico, predominante o Xisto, que é uma pedra que tem duas funções importantes, absorção do calor durante o dia para libertar para a planta à noite e como não regamos os nossos vinhedos a Xisto faz com que água da chuva consiga chegar à raiz da vinha. Depois temos algumas variardes de única castas que fazem dos nossos vinhos especiais.

 

Quais as uvas que predominam e os cuidados especiais que o cultivo demanda, para atender tal qualidade?

A uvas predominantes no Douro são a Touriga Nacional, Touriga franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca, grande parte dos nossos vinhos são feitos com blends destas uvas.

 

Quais vinhos a Região produz? 

Primeiramente começaram com vinho do Porto contudo hoje em dia produz-se Vinho Tinto, Branco, Rose, Fortificados, Espumantes, Moscatel. Nós da Symington Family Estates produzimos apenas Vinhos Tintos, Brancos e fortificados.

 

Onde os vinhos produzidos nesta Região estão presentes hoje no mundo? 

Hoje em dia por todo o mundo, a Família Symington está presente em 90 países no mundo.

 

E no Brasil, como a Família Symington está presente?

Estamos presentes em algumas distribuidoras, a Mistral importa as marcas Graham’s, Altano, P+S e Quinta do Vesuvio, a Decanter importa Warre’s, a Epica traz a Dow’s e a Cantu a Cockcburn’s.  

 

Quando se escreve sobre vinhos, é preciso pensar na emoção que ele transmite. Qual é o impacto destes vinhos nas pessoas comuns? E nos legítimos apreciadores?

Os nossos vinhos por serem produzidos apenas numa região e com uva autóctones do Douro transmitem a o DNA da região, por mantermos muitas tradições todos os nossos vinhos contam a historia desta família em forma líquida.    

 

Além de momentos extraordinários em que a qualidade da comida se harmoniza integralmente com o vinho? Como a pessoa comum pode repetir esta experiência em sua casa?  

Todas as pessoas podem ter uma experiência gastronômica com vinho em casa, poderão errar algumas vezes, mas também e interessante perceber o que é errado. Contudo, existem harmonizações fáceis como por exemplo frutos do mar com o nossos Altano Branco, carnes vermelhas com os nossos Post Scriptum ou Altano Tinto, sobremesas à base de ovos com Graham’s 10 anos ou algumas mais ousadas como Chryseia com sashimi ou bife pimenta com Graham’s Six Grapes. Mas desafio cada um em sua casa a fazer experiências ousadas pois os resultados serão surpreendentes.
 

 

    


 

...

Chez Convida

 

...