Onde estou? HOME | CHEZ CONVIDA

Convida

Cristina Menna Barreto




 
A badalada nutricionista fala ao Chez Croque Gastronomia Cultural sobre dieta, paixão por doce de leite, pão com feijão frio de madrugada e seus programas no canal Futura
 

Li no seu site que você foi uma adolescente gordinha, e então decidiu fazer dieta para emagrecer. Como foi essa fase? Foi difícil emagrecer? Você ainda luta contra a balança?

Um dia, quando eu tinha 12 anos, um garoto da escola me chamou de gorda. Então eu fiquei super determinada a emagrecer. Muito focada mesmo, adorava quando as pessoas me elogiavam. Em um ano perdi bastante, e meu corpo e rosto mudaram muito. Hoje ainda cuido do meu corpo, mas não chega a ser uma briga com a balança
 
Como surgiu a idéia de ser nutricionista?
Eu consegui emagrecer aos 12 anos, então me encantei com a profissão. Além disso, meu avô era nutricionista e eu admirava muito ele.  Além disso, sempre adorei cozinhar e servir as pessoas.

Você comete deslizes na dieta?
Ah, cometo sim. Adoro guloseimas como doce de leite e no final de semana eu me permito. Mas evito... sou capaz de comer o pote todo!

Que pratos são uma perdição para você?
Precisa falar? Doce de leite!

Quais suas preferências gastronômicas em São Paulo?
Adoro restaurantes que servem um bom sushi e também as padarias que funcionam 24 horas, para atacar alguma coisa de madrugada!

Sente falta de alguma receita típica da sua terra natal?

O churrasco hoje não me apetece mais tanto, como era antigamente... acho que não tenho mais uma boa digestão para carne em exageros.

Você escuta muitas histórias de pacientes que assaltam a geladeira no meio da madrugada? Poderia contar alguma história engraçada de um paciente seu? 
Sim, muitas! Uma senhora que eu atendi por muitos anos me contava que acordava no meio da noite e comia feijão gelado com pão, como se fosse uma geléia!

Você é apresentadora de TV, como entrou nesse ramo? Gosta?

Fui convidada pra fazer um teste e acabou dando certo. Já gravei duas séries pro Canal Futura, muito legal o programa, conheci 20 estados brasileiros e suas gastronomias.

Poderia dar algumas dicas para nossos leitores que querem emagrecer, e não conseguem?
Foco, determinação e paciência. Esse é o segredo, pra tudo na vida aliás.

Quais restaurantes em São Paulo você recomenda para quem está de dieta e mesmo assim quer comer fora?
Os de quilo. Eu adoro recomendar esse tipo de restaurante, pois ai não dá pra dizer que a dieta não deu certo porque veio muita comida no prato,  é a pessoa que se serve! Tem muita variedade nesse tipo de restaurante, coisa que em casa ou a la carte, é dificil.

Tem alguma receita rápida e light que seja sua especialidade?

Eu cozinho bastante! Lá vai:
Refogar 500 g de camarão temperado com ervas finas, raspas de limão e sal em 1 colher de sopa de azeite, rapidinho para não ficar morrachudo.
No microondas, leve uma abobora japonesa, aquela de casca verde escura, inteira, sem partir, por 15 minutos. Depois por mais 10 minutos. Tudo na potencia alta. Deixe esfriar um pouco, corte a tampa da abobora, raspe a semente e coloque o camarão dentro. Acrescente um copo de requeijão light, tampe e sirva em seguida com arroz integral e salada mista.
 


 

...

Chez Convida

 

...