Onde estou? HOME | CHEZ VISITA

Chez Visita

Miam Miam - Rio de Janeiro


 O filho mais velho da Roberta Ciasca e a chance única de comprar a mesa em que você jantar

Miam Miam - Rio de Janeiro

A proposta do Miam Miam não chama atenção. É mais um restaurante em um casarão do início do século passado, com mobiliário genial à venda e música muito boa. Lá atrás, quando eles começaram ninguém fazia algo parecido. Os lugares no Rio se dividiam, mais ou menos, em formais e informais. Era toalha branca e maître de fraque ou chope com batata frita.  Opções respeitáveis, mas falhas em atender os desejos do meio do caminho, onde moram os meus, se cabe dizer.

Roberta Ciasca - chef, neta da dona do casarão e hoje responsável por mais dois estabelecimentos - foi a primeira cozinheira dessa nova geração que enche nossos olhos. Não esqueço do orgulho de uma amiga cujo o tio namorava a chef quando o restaurante abriu. Nenhuma celebridade teria causado tamanho impacto e ela tinha toda razão de se gabar. A sorte da Roberta foi não ter namorado o meu tio. Eu teria me mudado pra casa dela no primeiro fim de semana.

Foi no Miam Miam que ouvi pela primeira vez a expressão comfort food, termo com o qual eles se definem. É possível argumentar que toda comida traz conforto, mas existe algo especial numa tigelinha com arroz basmati, pedaços de porco que desmancham, abacaxi caramelado e uma festival de cebolas crocantes. Minha sensação, em cada uma das visitas, é que o único compromisso deles é que seja delicioso, deixando de lado a proporção aurea e a cartela de cores que regem boa parte dos cardápios atuais.

É deles o meu drink predileto, que leva o nome da casa e combina sakê, suco de maracujá e grenadine. A escolha dos pratos é sempre um momento de sofrimento. Por mais satisfeita que fique com a minha decisão, invariavelmente cobiço o prato do vizinho. Os campeões na provocação de inveja são o spaghetti de pupunha com camarão e pignole e os bombons de filé mignon com gnochi na manteiga de rúcula e farofa crocante. Como existe alguma justiça no mundo, os pratos são generosos e meus constantes furtos não chegam a causar danos.

Se você for como eu, é mais nobre pedir o menu degustação, de cinco pratos, que soluciona qualquer dilema e te permite abraçar todo aconchego que eles podem oferecer. Se a fome não for tanta, comece com os formidáveis bolinhos de vatapá e vá pra casa com o gosto dos mini churros com doce de leite na boca. Admito que é a mais óbvia das sobremesas, mas precisamos reconhecer o valor dos clichês. Não foi à toa que eles chegaram lá.

Valentina Castello Branco

 

Galeria


Serviço

Nome: Miam Miam - Rio de Janeiro
Endereço: Rua General Goés Monteiro34 - Botafogo - Rio de Janeiro - R - [ VER MAPA ]
Contato: 21-22440125
Site: www.miammiam.com.br
Horário de Funcionamento:
 Terça a Sexta - 19h a 0h
 Sábados e Feriados - 20h a 1h
Culinária:
 Comfort Food
Outras Informações:
Manobrista:
Lugares: 55 Rolha:

Cartões:
Crédito:
 Todos



Comentário


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR



Envie seu comentário [Todos os comentários só são exibidos após a aprovação do Chez Croque]


PARA ENVIAR UM COMENTÁRIO, É NECESSÁRIO ESTAR CADASTRADO






 

...


Habitués

SEJA O PRIMEIRO


Participar

...